Revisão da ‘School Life’: a camaradagem adolescente dá a este drama francês corajoso um impulso muito necessário

Um mar de gravadores desafinados define o tom para School Life , um retrato de uma escola de ensino médio como qualquer outro do poeta e letrista francês Grand Corps Malade (nascido Fabien Marsaud) e seu colaborador de cinema Medhi Idir. O primeiro é mais conhecido por seu trabalho musical, mas seu segundo longa-metragem oferece uma visão cinematográfica sincera e contundente da vida cotidiana, ao norte de Paris.

Saint-Denis é um bairro difícil, famoso por seu estádio esportivo. Não é onde você pensa em mandar as crianças para a escola, e é por isso que o material de visualização é curioso. A vida escolar não é necessariamente uma cadeia cronológica dramática de eventos. Em vez disso, o filme leva um tempo, durante um ano acadêmico inteiro, para mergulhar dentro e fora das histórias individuais sobre alunos e professores que se entendem.

O ímpeto narrativo é a chegada de Samia (Zita Hanrot), uma nova diretora que lida com estudantes indisciplinados e, às vezes, imprevisíveis. Ela tem suas próprias razões pessoais para se mudar para a capital, e as políticas pessoais e profissionais se entrelaçam à medida que Samia se aproxima de todos na escola.

É refrescante ver um tipo diferente de normal, que esses alunos e professores não pensariam em nada além do comum, mas isso pode ser perturbador para muitos usuários que navegam pela Netflix . O roteiro é vívido e inteligente – às vezes um pouco no nariz, agindo como uma lição de vida, em vez de deixar espaço para muito subtexto. Ele funciona quando combinado com performances cruas e credíveis em geral, mas à medida que o filme se desenvolve, às vezes você fica imaginando o que poderia ter sido melhor lido nas entrelinhas.

As melhores frases do roteiro são as piadas – uma piada de Van Gogh, uma escavação no cinema francês, uma conversa em uma festa em casa sobre sexo adolescente – e há muitas. School Life oferece uma série de vinhetas, principalmente reproduzidas no escritório de Samia, o que dá a chance de conhecer uma vasta gama de alunos além daqueles que estão no centro da narrativa.

O adolescente que tem mais tempo na tela é Yanis (Liam Pierron), que tem mais em comum com Samia do que qualquer um poderia imaginar. Há vislumbres de um futuro diferente para ele, um que ultrapassa os limites do sistema educacional francês tradicional – sua rigidez é criticada mais de uma vez – mas, no final das contas, essa não é uma história perfeita de um oprimido. School Life evita resoluções que são fáceis demais, reviravoltas do destino que corrigem magicamente as realidades confusas em que essas crianças vivem.

Nem tudo é sombrio ou pesadelo – o filme mostra a linha entre comédia e brutalidade com bom gosto. Por existir no meio, a Vida Escolar pode não ter montes para oferecer em termos de reviravoltas na trama, mas fornece uma rica compreensão de uma realidade muito mais próxima do que podemos pensar .

Detalhes

  • Diretor: Mehdi Idir, Grand Corps Malade
  • Estrelando: Zita Hanrot, Liam Pierron, Soufiane Guerrab
  • Data de lançamento: Abril 10

Luísa Neves
Luísa Neves
Sou Luísa Neves, cordenadora do Portal Lumi Pop e apaixonada por cultura pop, livros, K-pop e cultura oriental.

Leia Também

Horóscopo: 7 de outubro de 2022

Confira tudo o que os astros revelam para o horóscopo de amanhã (sexta-feira, 7 de outubro de 2022) sobre o seu signo

Vitor Kley lança “Ainda Vou Morrer Por Não Falar”

Vitor Kley acaba de voltar de uma turnê por Portugal, onde milhares de pessoas cantaram juntas seus sucessos, e agora segue para levantar plateias nos Estados Unidos!

Horóscopo: 6 de outubro de 2022

Confira tudo o que os astros revelam para o horóscopo de amanhã (quinta-feira, 6 de outubro de 2022) sobre o seu signo

Horóscopo: 5 de outubro de 2022

Confira tudo o que os astros revelam para o horóscopo de amanhã (quarta-feira, 5 de outubro de 2022) sobre o seu signo

Horóscopo: 4 de outubro de 2022

Confira tudo o que os astros revelam para o horóscopo de amanhã (quarta-feira, 4 de outubro de 2022) sobre o seu signo

Miguel Falabella, Daniele Winits, Alessandra Verney, Frederico Reuter desembarcam em BH com “A Mentira”

A comédia A Mentira desembarca na capital mineira neste final de semana para duas únicas apresentações. A montagem será apresentada nos dias 08 e 09 de outubro,...

Horóscopo: 3 de outubro de 2022

Confira tudo o que os astros revelam para o horóscopo de amanhã (segunda-feira, 3 de outubro de 2022) sobre o seu signo

Últimas